Bem Vindo!

www.drexler.com.br

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Qual é o meu valor?

Por Valerie Lipow, escritora convidada da Monster


Em algumas culturas, a negociação é a regra. Um comprador ou vendedor faz uma oferta e a outra parte aceita ou rebate a oferta. Os dois negociam até chegarem a um consenso ou até uma das partes desistir.


Ao negociar seu salário com um empregador, sabe o que está fazendo? Você tem alguma ideia de qual é o seu valor?
Como encontro meu valor?
Para ser um bom negociador de salário, você deve saber o que é um bom negócio. Primeiro, pesquise seu valor justo no mercado. Consulte recrutadores, concorrentes para saber aproximadamente quanto estão ganhando outras pessoas em cargos similares.


Fazer contatos é a chave para obter informações atualizadas. Não existe maneira melhor de avaliar sua situação do que falar com profissionais de campos similares. Identifique as pessoas que têm a mesma função que você exerce ou quer exercer. Participe de reuniões de associações profissionais ou feiras comerciais e tenha contato com outros candidatos que procuram emprego para comparar obrigações e responsabilidades, o tamanho da equipe etc. Investigue as oportunidades para os candidatos com as mesmas habilidades que você na mesma empresa, em empresas diferentes, em setores diferentes e inclusive em indústrias diferentes.


Ao fazer contatos, não pergunte para as pessoas o que elas fazem nem espere uma resposta cortês. Pergunte, por exemplo, "Essa faixa salarial parece boa para esse tipo de trabalho nesse tipo de empresa?" Provavelmente, você ouvirá: "Ei! Onde você trabalha e como posso trabalhar lá?" ou "Bem, isso parece pouco para alguém com sua experiência e seu nível de responsabilidade." Quando combinar os comentários com as informações de salário que já tem, você terá uma idéia melhor sobre qual deve ser sua oferta de salário.
Quanto pedir

Muitas empresas têm estruturas de salário para suas organizações. Cada uma tem uma faixa salarial definida para um trabalho específico. Se você tiver um salário em mente dentro de uma faixa realista, poderá negociar com mais confiança.


Regras para negociar seu salário


• Não seja ganancioso. Procure chegar a um consenso com um novo empregador. Isso consolida uma boa relação entre você e o entrevistador e pode impedir que você perca uma oferta se persistir no valor máximo.

• Quando o empregador perguntar quais são suas pretensões salariais em um anúncio ou ficha de emprego, indique que você está aberto a negociações. Se quiserem saber seu salário atual, responda: “Falarei sobre isso durante a entrevista”.

• Nunca comece a falar sobre salário em uma entrevista. Aguarde o entrevistador falar no assunto, mesmo que seja em uma segunda entrevista.

• Evite fazer comparações explícitas com seu salário atual. Você está negociando as vantagens que trará para a nova função, não o salário anterior.

• Sempre pense que a oferta pode ser negociada.

• Nunca aceite uma oferta na entrevista. Expresse seu interesse genuíno, mas diga que você sempre avalia as decisões importantes com cuidado. Proponha uma data para entrar em contato com o entrevistador e informar sua decisão.

• Fale sobre os benefícios à parte do salário. Sua lista de benefícios pode incluir seguro, bolsas de estudo, gastos com mudança, opção de ações, bônus e recolocação após o término do contrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário